sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Representantes do CNGM pedem apoio à AMA


O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, recebeu na manhã desta sexta-feira (02), a representante do Conselho Nacional das Guardas Municipais em Alagoas, Denilma Cavalcante Teixeira, e representando a Associação dos Guardas Municipais de São Miguel dos Campos, seu presidente, Vanilo Gomes Rocha, e o GM Tiago. O objetivo do encontro foi solicitar à AMA apoio para implantação, nos municípios, da Lei Nº 13.022, aprovada em agosto do ano passado.

A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. Para isso, porém, é preciso a criação de uma Academia para formação e capacitação dos guardas.

Segundo Denilma, apenas São Miguel dos Campos e Maceió têm a guarda regulamentada de acordo com a nova Lei. “Já estivemos com o secretário de Segurança do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, e agora queremos o apoio da AMA para chegar até os prefeitos”, afirmou a representante do Conselho.

Marcelo lembrou que o documento elaborado durante a semana de paralisação das prefeituras solicitava ao governo estadual a aplicação dos recursos oriundos do superávit anual do Detran para a segurança pública, na estrutura da Secretaria nos municípios alagoanos, como as delegacias, viaturas e videomonitoramento. “É importante fortalecer a guarda municipal e os prefeitos estão interessados nessa questão, só precisamos de recursos específicos para isso”, afirmou.

Uma segunda reunião deve ser agendada em novembro entre o Secretário do Estado, representantes do Conselho Nacional das Guardas Municipais e a AMA, para se definir a aplicação da Lei.




Fonte: AMA / CNGM Alagoas