quinta-feira, 5 de novembro de 2015

XXV Congresso Nacional das Guardas Municipais - Belem/PA - Notícia


Com a conferência “Rede, Cooperação e Federação: o fortalecimento da segurança pública municipal”, foi dado início a 25ª edição do Congresso Nacional das Guardas Municipais. A cerimônia de abertura foi realizada na noite desta quarta-feira, 04, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, onde será realizado o evento até a próxima sexta-feira, 06.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB). É a primeira vez que Belém sedia o evento, e se torna a primeira cidade do norte a receber o congresso.

“É com muita honra que recebemos nossos irmãos guardas em nossa cidade para um momento tão importante. Este ano completamos 24 anos de guarda municipal em Belém, e estamos orgulhosos de que a nossa cidade possa receber este grande evento. Em nome da GMB, parabenizo por mais esta edição do congresso e agradeço o apoio do prefeito Zenaldo Coutinho”, declarou o Inspetor Geral da GMB, Fernando Queiroz.

O presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Rogério Tenente Cabral, se admirou pelo carinho e respeito que Belém tem com os guardas municipais. "Em muitas cidades as autoridades não têm essa visão que Belém tem com a guarda. Agradeço o carinho do prefeito e do comandante da GMB. Peço aos guardas que aproveitem o momento e se unam e trabalhem com amor pela instituição, lutando por um futuro melhor, o Conselho não faz nada sozinho, precisamos do apoio de todos”, ressaltou.

Durante os três dias de evento são esperados mais de 700 guardas de todo o país, proporcionando um momento para troca de experiências e ampla pauta de discussões, sobre a atuação das Guardas Municipais dentro do Sistema de Segurança Pública, o fortalecimento da segurança pública municipal, planejamento e gestão estratégica, entre outros temas.

O Guarda Municipal do Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro, Joseval Souza, aproveitou o evento para se aventurar, veio para Belém de moto, uma viagem de quatro dias. “É a primeira vez que faço uma viagem assim de moto, peguei chuva, senti frio e calor, foi muita adrenalina, mas valeu a pena. Fiz isso por amor à instituição. Tenho pavor de avião, mas não poderia deixar de vir ao evento, vou sempre levar o nome da guarda para onde eu for”, disse o guarda.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve presente na cerimônia e recepcionou os participantes. “É um momento de festa, orgulho e honra poder receber guardas de todo Brasil. É também um momento de buscar aprimoramento para que a farda que os guardas vestem seja motivo de orgulho. Esse congresso é um marco para a segurança pública que almejamos. Desejo sucesso e sejam todos bem-vindos a Belém”, pontuou o prefeito.

A banda da Guarda Municipal de Belém e o Grupo Extensão Pará Folclórico da Terceira Idade foram algumas das atrações artísticas do evento.



Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: Agência Belem - Redação