sexta-feira, 6 de novembro de 2015

XXV Congresso Nacional das Guardas Municipais - Belem/PA - Noticia


Acontece nesta sexta-feira, 06, em Belém, o último dia do 25º Congresso Nacional das Guardas Municipais, que é realizado pela primeira vez na cidade. O evento coincide com as comemorações dos 25 anos da guarda Municipal de Belém (GMB), por isso se tornou ainda mais especial para a área de segurança pública do município, que têm participado ativamente do evento, realizado no período de 04 a 06 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Neste último dia de evento, o tema “Gestão por competência” foi abordado durante a primeira palestra da manhã, ministrada pelo inspetor chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Câmara Municipal de Macapá, Fernando Lourenço Neto, proporcionou debates acerca do implemento da Lei 13.022, que dispõe sobre a atuação das Guardas Municipais dentro do Sistema de Segurança Pública.

“O objetivo da Lei é a valorização, capacitação e ocupação de cargos por integrantes das guardas municipais, por isso é muito importante este tipo de discussão sobre o tema”, disse o inspetor Fernando Lourenço Neto.

Ainda de acordo com o inspetor, a guarda municipal é a única do eixo da segurança pública que possui um estatuto nacional referendado. “Surgimos com o estatuto, mas a idéia não é roubar a cena de ninguém (outras entidades), e sim, ocupar um espaço que é de direito nosso, dentro das nossas prerrogativas”.

Em seguida, o guarda municipal de Belém, José Iranildo Pedreira Junior, ministrou a palestra “Importância da defesa pessoal para as guardas municipais”, com apresentação de trabalhos e discussão sobre o tema.

Demonstrações - Dentro do quadro de programações do último dia do evento, esteve também a apresentação do grupo de Ações Táticas com Cães (ATAC), com a ação de controle do animal - o cão, que realizou uma simulação de situação de assalto a um estabelecimento.


“Trouxemos para o congresso uma prévia do que fazemos nas situações de abordagem, em que podemos contar com o auxílio do cão. Ele pode analisar a situação e partir para a imobilização do meliante, pois foi adestrado para este tipo de situação”, afirmou o guarda municipal Edilberto de Souza.

Na área externa do Hangar, guardas do Grupo de Ações Táticas (GAT) também realizaram simulações de abordagem, apreensão e repreensão, com uso de bombas de efeito moral.

Texto: Karla Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: Agência Belem - Redação