quinta-feira, 5 de novembro de 2015

XXV Congresso Nacional das Guardas Municipais - Belém/PA - Notícia


Com apenas cinco anos de atuação na Guarda Municipal de Pernambuco, Josivalter Melo já participou de outros dois congressos de Guardas. Mas dessa vez é diferente, segundo ele, “a oportunidade de participar do Congresso no Pará, oportunizou conhecer Belém, que é uma cidade maravilhosa e que tem muitas conquistas da categoria para dividir com o restante do Brasil”.

Josivalter veio a Belém com outros 40 guardas municipais que enfrentaram uma viagem de ônibus durante dois dias. “É extremamente gratificante participar desses encontros, principalmente pela presença efetiva dos guardas. Nossa essência é estar próximo da sociedade. Então é uma categoria que deve encarar o desempenho da sua função com paixão”, afirmou Josivalter.

Belém é o primeiro município da região Norte a realizar o Congresso Nacional dos Guardas Municipais, que está na sua 25ª edição e reúne, aproximadamente, 1.000 agentes na capital paraense até esta sexta-feira, 06, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar.

O Comandante da Guarda Municipal de Belém (GMB), Fernando Queiroz, ministrou  palestra sobre planejamento e gestão estratégica, um "Estudo de caso na Guarda Municipal de Belém", na última quinta-feira, 05.

Para o comandante o evento tem como foco a discussão das diretrizes de aprimoramento da nova política a partir da Lei 13.022, que dentre outras normas, dispõe sobre a atuação das Guardas Municipais dentro do Sistema de Segurança Pública e permite a cooperação da categoria sobre os diferentes assuntos de interesse comum.

“Trouxemos para o Congresso a discussão sobre o planejamento estratégico dentro da corporação, baseado na lei que padroniza o serviço, principalmente as ferramentas de gestão que facilitam o trabalho do comando. Ou seja, nosso objetivo é desenvolver um alinhamento de gestão”, destaca Fernando Queiroz.

Ainda de acordo com o comandante, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, “garante todas as condições para que a Guarda desenvolva seu trabalho, não só em termos de salário, mas de infraestrutura, com treinamentos, qualificação e equipamento individual”.

O 25º Congresso Nacional dos Guardas Municipais segue até esta sexta-feira, 06, com a palestra do deputado Federal Hélio Leite sobre o projeto de Lei que dispõe sobre delitos de homicídios e de lesão corporal praticados contra guardas municipais ou agentes de trânsito.

Texto: Karla Pereira
Foto: Kauê Cohen
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: Agência Belem - Redação